Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Trabalhador temporário que sofre acidente do trabalho tem direito a estabilidade provisória

Esse foi o entendimento da 5ª Turma do C. TST ao aplicar o item III, da Súmula 378.

há 4 anos

O repositor da loja relatou na reclamação trabalhista que sofreu um acidente de trajeto a caminho do trabalho, que lhe causou severa lesão, sendo submetido a procedimento cirúrgico.

Afastado do trabalho para tratamento, no período que estava recebendo benefício previdenciário o empregador o demitiu sem justa causa. O juiz de primeira instância, após instruir o processo e confirmar a veracidade dos fatos alegados pelo empregado, deferiu o pedido formulado, determinando sua reintegração ao emprego.

A empresa, por sua vez, irresignada, não concordando com sentença, interpôs recurso para o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) e conseguiu reverter a decisão. O Tribunal Regional entendeu ser improcedente o pedido do empregado porque, no seu entendimento, o empregado admitido por contrato temporário não tem direito a estabilidade prevista no artigo 118, da Lei n.º 8.213/91. Essa inclusive, é a tese prevalecente vigente no TRT da 2ª Região.

Insatisfeito com a decisão, uma vez que a decisão regional afronta a Súmula 378, item III, do C. TST, o empregado interpôs Recurso para o C. TST, onde a decisão do Tribunal de São Paulo foi reformada e, restabelecida a sentença de origem que determinou a reintegração do empregado.

O Ministro do TST Douglas Alencar, seguiu o entendimento já sumulado da corte no sentido de que

"(...) O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisória de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no n no art. 118 da Lei nº 8.213/91."

RR-1002170-73.2015.5.02.0501

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

  • Sobre o autorEspecialista em Direitos Trabalhistas e Previdência Social
  • Publicações7
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações172
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-temporario-que-sofre-acidente-do-trabalho-tem-direito-a-estabilidade-provisoria/855777642

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Tutela Provisória de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Voltz Motors do Brasil Comercio de Motocicletas

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-14.2014.5.15.0002

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)